FILME DO BATMAN

Acidentes e coincidências rondam série "Batman" de Christopher Nolan

  • O ator Heath Ledger em cena de Batman: O Cavaleiro das Trevas. Morte do ator difundiu a lenda de que a série é amaldiçoada O ator Heath Ledger em cena de "Batman: O Cavaleiro das Trevas". Morte do ator difundiu a lenda de que a série é amaldiçoada
  • HQ DO BATMAN DE 1986 TEM CENA DE ATIRADOR EM CINEMA
Uma lenda urbana recorrente em Hollywood é a dos filmes “amaldiçoados”, produções marcadas por tragédias e mórbidas coincidências. Casos notórios são “O Corvo” (1994), que teve a morte de Brandon Lee em plena filmagem com uma bala que devia ser de festim, e “Poltergeist” (1982), que teve a atriz Dominique Dunne assassinada e a morte de Heather O’Rourke aos 13 anos após uma súbita doença.
“Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” vai ficar marcado como o filme que teve uma das chacinas mais violentas da história dos EUA em sua estreia, o que fez com que a lenda da “Maldição do Batman” retornasse, depois de nascer com a morte de Heath Leadger em 2008.
Veja algumas das coincidências que assolaram a produção da trilogia de Christopher Nolan.
2008 – O técnico de efeitos especiais Conway Wickliffe morreu durante a filmagem de uma perseguição. Ele operava uma câmera na parte traseira de uma caminhonete que não conseguiu fazer uma curva e se chocou contra uma árvore.
2008 – Após uma brilhante e assustadora interpretação do Coringa em “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, o ator Heath Ledger foi encontrado morto em seu apartamento em Nova York devido a uma overdose de remédios. O filme estreou após sua morte.
2008 – O ator Morgan Freeman, na época com 71 anos, sofreu um acidente sério de carro em agosto, quebrando o seu braço e ombro. Freeman dirigia perto de sua casa em Charleston, Mississippi quando seu carro capotou seguidamente e ele precisou ser retirado por bombeiros das ferragens.
2008 – No dia da estreia Londrina de “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, Christian Bale foi detido por cerca de quatro horas e acusado de agredir sua mãe e sua irmã. Segundo a polícia, a agressão foi “verbal” e o ator foi liberado.
2011 – Um extra morreu próximo ao set de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” depois de uma gravação com centenas de coadjuvantes em Wall Street. Ele estava em uma pausa nas filmagens quando teve um ataque cardíaco e foi encontrado já inconsciente. Ele foi levado a um hospital, mas não resistiu.
2011 – A produção de “O Cavaleiro das Trevas Ressurge” foi marcada por dois acidentes automobilísticos. Durante gravações em Pittsburgh, o Batwing bateu enquanto perseguia outros veículos. Na mesma semana, uma dublê de Anne Hathaway bateu com uma moto contra equipamentos de filmagem. O equipamento foi destruído, mas ninguém ficou ferido em ambos os incidentes.
2012 – Um atirador invade uma sessão de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” em Aurora, no Colorado, mata 12 pessoas e fere cerca de 60.

 




Atirador mata 14 durante estreia de filme do Batman em cinema nos EUA

Mascarado abriu fogo no Colorado durante cena de tiroteio do filme.
Ataque ainda deixou pelo menos 50 feridos, e um suspeito foi preso.


Homem chora em frente a hospital após o tiroteio em cinema de Aurora, no estado americano do Colorado, nesta sexta-feira (20) (Foto: AP)Homem chora em frente a hospital após o tiroteio em cinema de Aurora, no estado americano do Colorado, nesta sexta-feira (20) 
 
Um atirador mascarado matou 14 pessoas e feriu ao menos 50 nos Estados Unidos, dentro de uma sala de cinema lotada em um subúrbio da cidade de Denver, no estado do Colorado, nesta sexta-feira (20), durante a estreia do aguardado novo filme do Batman (“Batman - o cavaleiro das trevas ressurge”) .

ATUALIZADA: Polícia revisa número de mortos de 14 para 12
O atirador, que usava uma máscara de gás, abriu fogo dentro de um cinema em shopping no subúrbio de Aurora, durante a sessão da meia-noite, segundo o chefe de polícia da cidade, Dan Oates.
Antes de atirar, ele teria detonado uma bomba que produziu gás lacrimogêneo ou fumaça.

"Eles (o público) escutaram um assobio, depois uma espécie de gás surgiu e o atirador abriu fogo", explicou o policial.
Oates afirmou que o suspeito foi preso em um estacionamento atrás do cinema.
A polícia descartou a participação de outra pessoa, apontada pelos relatos iniciais, no crime.
Os motivos do ataque ainda não são conhecidos.
O porta-voz da polícia, Frank Fania, disse à CNN que o suspeito tem cerca de 20 anos, utilizava um colete à prova de balas e estava armado com um rifle e duas pistolas, acrescentando que lançou algum tipo de dispositivo de fumaça para semear o pânico.
Segundo policiais, o suspeito foi preso em um estacionamento atrás do cinema. Ele não ofereceu resistência.
Órgãos da imprensa local identificaram o suspeito como James Holmes, de 24 anos, mas não havia confirmação oficial.
Local do tiroteio é cercado pela polícia na madrugada desta sexta-feira (20) em Aurora, no estado americano do Colorado (Foto: AP/The Denver Post, Karl Gehring)Local do tiroteio é cercado pela polícia na madrugada desta sexta-feira (20) em Aurora, no estado americano do Colorado (Foto: AP/The Denver Post, Karl Gehring)
O local do atentado foi isolado, e policiais vasculhavam a área em busca de mais explosivos.
Oates disse que o suspeito afirmou ter explosivos em sua casa.
O prédio onde ele vive foi esvaziado e estava sendo revistado.
De acordo com o policial, dez pessoas morreram no local, e quatro morreram após serem levadas ao hospital.
O hospital da Universidade do Colorado recebeu 20 pessoas com ferimentos leves, informou o porta-voz Jackie Montgomery à CNN.
É possível que entre as vítimas haja crianças.
Tiroteio e confusão
O ataque foi iniciado durante uma cena de tiroteio do filme, o que aumentou a confusão e o pânico geral, de acordo com testemunhas entrevistadas pela imprensa.

"Nós continuamos a assistir o filme por um momento", disse à ABC uma testemunha, identificada apenas como Jack. Em seguida, após se darem conta que os tiros eram reais, "todos entraram em pânico".
A CNN citou uma testemunha dizendo que havia visto um "homem subindo vagarosamente as escadas e atirando, escolhendo pessoas aleatórias".
As pessoas começaram a correr em direção a saída do cinema enquanto os policiais chegavam ao local e gritavam "abaixem-se", segundo uma outra testemunha, Banjamin Fernandez, de 30 anos, citado pelo jornal local "Denver Post".
A polícia não forneceu informações sobre as vítimas, mas o filme (recomendado para maiores de 13 anos nos EUA) atraiu um público majoritariamente adolescente e jovem.
Muitos cinemas dos EUA organizaram sessões especiais à 0h desta sexta-feira para a estreia do filme, que prevê arrecadar milhões de dólares em receitas.

Columbine
Aurora é um subúrbio de Denver perto do local do tiroteio de 1999 na escola de Columbine, onde pelo menos 13 pessoas foram mortas a tiros e outras 24 ficaram feridas.

Obama
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse em comunicado que está chocado e triste com o ocorrido e prometeu punição aos responsáveis.

Um vídeo que mostraria a movimentação das pessoas deixando o cinema após o ataque foi publicado no YouTube, mas não havia confirmação de que era do incidente.
mapa tiroteio batman versao 2 (Foto: 1)

Posted by DJ BURP | às 09:21 | 0 comentários

MASSACRES

 

Os maiores massacres em instituições de ensino dos EUA nas últimas décadas







Autor do massacre de Virginia Tech Reprodução




Autor do massacre de Virginia Tech Reprodução
RIO - As duas últimas décadas têm testemunhado um tipo de ataque que se tornou uma espécie de marca registrada da violência nos EUA: massacres em instituições de ensino. Os maiores acontecerem em 1999, na Columbine High School, e em 2007, na Universidade Virginia Tech, com dezenas de mortos.

1/12/1997: Um adolescente armado mata 11 estudantes e fere outros cinco em Paducah, Kentuch.
24/3/1998: Dois adolescentes fazem disparos em Jonesboro, Arkansas, matando quatro alunos e um professor.
20/4/1999: Eric Harris e Dylan Klebold matam 13 pessoas (entre elas, um professor) e ferem 25 na Columbine High School, em Littleton, Colorado. Em seguida, os agressores se suicidam. O massacre reabre o debate sobre o porte de armas nos EUA.
21/3/2005: Um estudante mata nove pessoas, das quais cinco eram seus colegas, em Red Lake, Minnesota, em ação que dura 10 minutos. O autor do ataque é Jeffrey Weise, de 16 anos, que, antes de se dirigir à escola, mata seu avô e a parceira dele. Após a matança, ele se suicida.
2/11/2006: Um homem mata cinco meninas em uma escola amish de Nickel Mines, na Pensilvânia. O responsável pelo ataque é Charles Carl Roberts. Depois de entrar na escola, ele manda os meninos e os professores saírem. Em seguida, amarra as meninas em frente a um quadro negro, atira contra elas e se suicida.
16/4/2007: O estudante sul-coreano Cho Seung-hui mata 32 pessoas, entre alunos e professores, na Universidade Virginia Tech, em Blacksburg. O caso se torna a maior matança em universidades dos EUA.

'Morri como Jesus': leia o manifesto do atirador

15/02/2008: Stephen Kazmierczak, de 27 anos, entra na Nothern Illinois University com três revólveres e uma espingarda escondidos em um estojo de guitarra. Em seguid,a abre fogo contra colegas, matando cinco pessoas e ferindo 15.


2010
14 de dezembro, EUA
Um homem armado abriu fogo em uma reunião de um comitê escolar na Cidade Panama, no Estado da Flórida, fazendo com que os espectadores saíssem correndo antes de ele trocar tiros com um segurança e, então, se matar, informou a polícia. Ninguém além do atirador ficou ferido.

08 de outubro, EUA
Um atirador fere duas crianças na escola primária de Carlsbad, na costa norte de San Diego, no Estado da Califórnia. O atirador levava, além da arma de fogo, uma lata de gasolina, um bujão de gás e farta munição. Ele foi detido por dois operários que trabalhavam em uma construção próxima à escola.

28 de setembro, EUA
O estudante de matemática Colton Tooley, 19, abriu fogo com um rifle de assalto no campus da Universidade do Texas, antes de correr para a biblioteca e se suicidar. Ninguém mais ficou ferido, e a polícia não efetuou nenhum disparo.

26 de fevereiro, EUA
Uma professora foi morta a tiros na porta de uma escola primária da cidade de Tacoma, no Estado de Washington. O suspeito esperou a professora durante cerca de duas horas. Quando ela chegou, foi baleada, e o homem fugiu em um carro. Ele foi baleado e morto pela polícia, a cerca de 18 km do local do crime.

24 de fevereiro, EUA
Bruco Strong Eagle Eastwood, 32, começou a atirar durante a saída dos jovens de uma escola em Deer Creek, em Denver, capital do Estado do Colorado. Os estudantes Reagan Weber e Matt Thieu foram atingidos e levados para o hospital. Eastwood, que portava um rifle, foi desarmado por funcionários que monitoravam a saída das crianças e preso.


*
2009
11 de março, Alemanha
Jovem Tim K., 15, invadiu o colégio Albertville de Winnenden, onde matou a tiros nove alunos e três professoras, antes de iniciar uma fuga que se prolongou por horas e na qual matou outras três pessoas. Ele se suicidou na localidade de Wendlingen, quando foi encurralado pela polícia.

23 de janeiro, Bélgica
Homem mata duas crianças e um adulto em ataque a uma creche na Bélgica, na cidade de Dendermonde.


*
2008
23 de setembro, Finlândia
O estudante Matti Juhani Saari, 22, abre fogo em uma escola técnica em Kauhajoki, na Finlândia. Nove pessoas morreram.

14 de fevereiro, EUA
Um homem atira dentro de uma sala de aula lotada de estudantes na Universidade de Northern Illinois, perto de Chicago, matando cinco pessoas e ferindo 18. Depois, o homem comete suicídio.

8 de fevereiro, EUA
Uma estudante de enfermagem mata duas mulheres e depois se suicida na frente das colegas de classe na faculdade Louisiana Technical College na cidade de Baton Rouge.


*
2007
7 de novembro, Finlândia
O jovem Pekka-Eric Auvinen mata seis colegas, a enfermeira da escola e o diretor e depois se suicida com um revólver na Jokela High School, próxima de Helsinque.

16 de abril, EUA
Armado, o jovem Seung-Hui Cho mata 32 pessoas e fere 15 na Virginia Tech University. Foi a maior chacina em uma universidade americana.


*
2006
2 de outubro, EUA
Charles Carl Roberts, um caminhoneiro, ataca uma pequena escola rural na Pensilvânia, atira em dez garotas, matando quatro, e depois se suicida.

29 de setembro, EUA
Um estudante armado com uma pistola calibre 22 e um rifle invade uma escola rural do Condado de Richland, no Wisconsin e dispara várias vezes contra o diretor, ferindo-o gravemente antes de ser detido.

27 de setembro, EUA
Um atirador invade uma sala de aula de uma escola em Bailey, no Colorado, fazendo um grupo de seis alunas reféns. Quando a polícia invade o local, Duane Morrison, 53, mata uma das reféns --uma adolescente de 16 anos-- e, em seguida, se suicida. Segundo a polícia, todas as seis alunas foram molestadas e ao menos duas delas sofreram abusos sexuais.

13 de setembro, Canadá
Kimveer Gill abre fogo na faculdade Dawson College, de Montreal, deixando um estudante morto e 19 feridos. Gill se suicida depois de um confronto com a polícia.

24 de agosto, EUA
Um homem armado invade uma escola primária de Essex, em Vermont (leste dos EUA), matando ao menos duas pessoas --entre elas, um professor-- e ferindo outras três.

21 de março, EUA
Um estudante de 16 anos mata cinco estudantes, um professor e um segurança em uma escola da Reserva Indígena de Minnesota's Red Lake. Ele também matou o avô e uma companheira em outro local da reserva.

14 de janeiro, EUA
Um adolescente morre após ser atingido pela polícia enquanto apontava uma arma de brinquedo em uma escola em Penley, de Winter Springs, Flórida. O aluno trouxe uma arma de brinquedo para a escola e a usou contra colegas e professores, que pensavam ser um revólver de verdade. Ele foi morto por um policial quando apontou a arma para um funcionário da escola.


*
2005
8 de novembro, EUA
Um estudante de 14 anos é detido após matar a tiros um assistente de direção e ferir gravemente dois outros funcionários da administração de uma escola do Condado de Campbell, Tennessee (sul dos EUA).

22 de março, EUA
Ao menos sete pessoas morrer e outras 14 ficam feridas em um ataque cometido por um estudante na escola secundária Lake High School de Red Lake, cidade rural localizada no norte do Estado de Minnesota, nos EUA. O atirador se matou logo após o ataque.


*
2004
1º de setembro, Tchetchênia
Rebeldes que lutam pela independência da Tchetchênia fazem mais de mil reféns na escola número um na cidade de Beslan. No ataque caótico, 333 deles --sendo ao menos 186 crianças-- são mortos.


*
2003
24 de abril, EUA
Um estudante da 8ª série mata a tiros hoje o diretor de sua escola no Estado da Pensilvânia (nordeste dos EUA) e depois se suicida. O tiroteio ocorreu no restaurante da escola, cerca de 15 minutos antes do início das aulas.


*
2002
26 de abril, Alemanha
Em Erfurt, no leste do país, um homem armado abriu fogo depois de dizer que não faria um teste de matemática. No total, morreram 17 pessoas, além do atirador.

Fevereiro, Alemanha
Na cidade de Freising, na região da Bavária, um ex-aluno, expulso da escola de comércio, atira em três pessoas antes de se matar. Um professor ficou ferido.

Janeiro, EUA
Um estudante expulso da faculdade de direito da Appalachian School of Law, em Grundy, no Estado da Virgínia, mata o reitor, um professor e um estudante, e fere outras três pessoas.


*
2001
Junho, Japão
Mamoru Takuma, armado com uma faca de cozinha, entra na escola Ikeda Elementary School, perto de Osaka, e mata oito crianças. Ele foi executado em setembro de 2004.

30 de março, EUA
Um estudante de 16 anos é morto a tiros no estacionamento de uma escola em Gary, no Estado de Indiana, por um ex-aluno do mesmo colégio.


*
1999
Abril, EUA
Dois adolescentes armados matam 12 estudantes e um professor na Columbine High School em Littleton, no Colorado. Depois, cometem suicídio juntos.


*
1998
Maio, EUA
Em Springfield, no Estado de Oregon, um estudante abre fogo na Thurston High School matando dois colegas e ferindo 22. Mais tarde, os pais do garoto são encontrados mortos dentro de casa.

Março, EUA
Na escola Westside Middle School, em Jonesboro, no Estado de Arkansas, dois garotos, de 13 e 11 anos, ligam o alarme de incêndio e matam quatro estudantes e uma professora ao saírem da escola.


*
1997
Março, Iêmen
Um homem portando um fuzil ataca centenas de alunos em duas escolas em Sanaa, matando seis crianças e dois adultos. Ele foi condenado à morte em 1998.


*
1996
Março, Reino Unido
Um homem armado invade uma escola primária em Dunblane, na Escócia, mata a tiros 16 crianças, uma professora e depois se suicida.

Atirador invade escola e mata 30 pessoas nos EUA


Segundo a polícia, o atirador, identificado como Ryan Lanza, está morto. O número de crianças mortas varia entre 14 e 18.


Da Reportagem


Ao menos 30 pessoas, incluindo 18 crianças, foram mortas por um atirador que abriu fogo nesta sexta-feira (14) em uma escola primária americana, de acordo com a rede americana CBS, que cita autoridades policiais. O ataque ocorreu na escola primária Sandy Hook School, que tem cerca de 600 alunos entre 5 e 10 anos e fica em Newtown, no estado de Connecticut, no Nordeste dos Estados Unidos.
Segundo a polícia, o atirador, identificado como Ryan Lanza, está morto, mas não foi determinado se ele foi morto pela polícia ou se cometeu suicídio. Ele teria usados duas armas, um revólver e uma pistola, que foram apreendidas, e um colete à prova de balas.

De acordo com o tenente Paul Dance, da polícia local, o corpo de Rayan ainda está no interior do edifício. Segundo testemunhas, ele entrou na escola vestindo uma farda militar.

O hospital local informou que há várias pessoas internadas, muitas em estado grave. A polícia afirmou que há "muitas vítimas", entre funcionários e alunos. Dance não confirmou o número total de mortos, alegando que todos os familiares das vítimas devem ser alertados primeiro.

A polícia chegou à escola às 9h40 (12h40 no horário de Brasília), pouco depois de ser avisada por telefone do ataque. O local foi imediatamente cercado e bloqueado e todos os sobreviventes foram retirados da escola. Imagens aéreas mostram várias ambulâncias e veículos de resgate ao redor do colégio.

Com a ajuda de professores e policiais, os alunos foram retirados do local. Todas as escolas públicas de Newton foram fechadas.

Com a ajuda de professores e policiais, os alunos foram retirados do local (Foto: Jessica Hill/Associated Press/Estadão Conteúdo)
Com a ajuda de professores e policiais, os alunos foram retirados do local (Foto: Jessica Hill/Associated Press/Estadão Conteúdo)

A Casa Branca informou que o presidente Barack Obama foi avisado sobre o incidente por volta das 10h30 (13h30 em Brasília) e acompanha a situação. Ele telefonou para o governador do Estado, Daniel Malloy, oferecendo ajuda federal nas investigações do incidente.

Um hospital da região afirmou ter recebido três pacientes da escola. De acordo com a rede de notícias NBC, a polícia foi acionada para atender a ocorrência pouco depois das 9h30 (horário local).


Massacre em Realengo (RJ)




São 8h20 de mais um dia que parecia tranquilo na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste. Mas o psicopata que bate à porta da sala 4 do segundo andar está prestes a mudar a rotina de estudantes e professores, que festejam os 40 anos do colégio. 



Wellington Menezes de Oliveira, um ex-aluno de 24 anos, entra dizendo que vai dar palestra. Coloca a bolsa em cima da mesa da professora, saca dois revólveres e dá início a um massacre em escola sem precedentes na História do Brasil. Nos minutos seguintes, a atrocidade deixa 12 adolescentes mortos e 12 feridos.

Transtornado, o assassino atacou alunos de duas turmas do 8º ano (1.801 e 1.802), antiga 7ª série. As cenas de terror só terminam com a chegada de três policiais militares. No momento em que remuniciava dois revólveres pela terceira vez, o assassino é surpreendido por um sargento antes de chegar ao terceiro andar da escola. O tiro de fuzil na barriga obriga Wellington a parar. No fim da subida, ele pega uma de suas armas e atira contra a própria cabeça.

Na escola, a situação é de caos. Enquanto crianças correm — algumas se arrastam, feridas —, moradores chegam para prestar socorro. PMs vasculham o prédio, pois havia a informação da presença de outro atirador. São mais cinco minutos de pânico e apreensão. Em seguida, começa o desespero e o horror das famílias.

A notícia se alastra pelo bairro. Parentes correm para a escola em busca de notícias. O motorista de uma Kombi para em solidariedade. Ele parte rumo ao Hospital Albert Schweitzer, no mesmo bairro, com seis crianças na caçamba, quase todas com tiros na cabeça ou tórax.

Wellington, que arrasou com a vida de tantas famílias, era solitário. Segundo parentes, jamais teve amigos e passava os dias na Internet ou lendo livros sobre religião. Naquela mesma escola, entre 1999 e 2002, período em que lá estudou, foi alvo de ‘brincadeiras’ humilhantes de colegas, que chegaram a jogá-lo na lata de lixo do pátio.

A carta encontrada dentro da bolsa do assassino tenta explicar o inexplicável. Fala em pureza, mostra uma incrível raiva das mulheres — dez dos 12 mortos — e pede para ser enrolado num lençol branco que levou para o prédio do massacre. O menino que não falava com ninguém deixou seu recado marcado com sangue de inocentes estudantes de Realengo. 





Carta deixada por Wellington:

O crime está elucidado. As relações de Wellington ainda não...

Mensagens deixadas pelo maníaco que matou 12 crianças em Realengo reforçam a necessidade de descobrir os 'irmãos' com quem ele conversava


Foto de Wellington Menezes de Oliveira divulgada pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro que foi recuperada do computador da casa do assassino
Foto de Wellington Menezes de Oliveira divulgada pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro que foi recuperada do computador da casa do assassino 
 
Como ser solitário não é sinônimo de ser único, as conexões e inspirações que colaboraram com a mente deteriorada e diabólica do criminoso não podem ser desprezadas. E a partir deste ponto não cabe mais a resposta de que “como era louco, tudo que dizia era loucura”
Como crime de homicídio, o massacre da escola municipal Tasso da Silveira, na zona oeste do Rio, é dado como “caso encerrado”. Esse é o termo usado pelo delegado Felipe Ettore, da recém-reformulada Delegacia de Homicídios, para explicar que tecnicamente, no âmbito de sua divisão na Polícia Civil, não há mais o que fazer: estão identificadas vítimas, autores e circunstâncias da tragédia.
O melhor, no entanto, é que o encerramento do inquérito não signifique o fim da investigação – e, pelo menos por enquanto, o Departamento de Polícia Técnica parece determinado a esmiuçar a vida pregressa de Wellington Menezes de Oliveira.

O recluso criminoso gastava a maior parte de seu dia no mundo virtual. O que nos primeiros dias parecia um empecilho para o avanço da apuração, agora revela-se um facilitador. Os discos de computador, registros de internet e vídeos deixados por Wellington funcionam como uma grande documentação dos passos do autor de um crime sem precedentes na história do país.

AgOGlobo
Manoel Freitas Louvise é acusado de vender para o maníaco Wellington o revólver 38 usado para matar 12 crianças
Manoel Freitas Louvise é acusado de vender para o maníaco o revólver 38 usado para matar 12 crianças

Wellington agiu sozinho, diz a polícia. A despeito das referências desconexas sobre religião e da simpatia por fundamentalistas, não passava de um boçal que decidiu transformar uma vida de rejeição social em brutalidade.

Como ser solitário não é sinônimo de ser único, as conexões e inspirações que colaboraram com a mente deteriorada e diabólica do criminoso não podem ser desprezadas. E a partir deste ponto não cabe mais a resposta de que “como era louco, tudo que dizia era loucura”.

Os quatro vídeos divulgados pela Seretaria de Segurança do Rio na sexta-feira confirmam uma impressão já deixada por Wellington em suas outras mensagens. Wellington se dirige a pessoas que chama de “irmãos”, fala com alguma intimidade – chega a dizer que “como vocês podem ver, estou sem barba” – e age como se estivesse dando satisfação sobre a evolução de seu ‘trabalho’.

Não há dúvida de que a mente do criminoso era habitada por seres que não são deste mundo. Mas foi nos arredores de sua vida pacata e reclusa na zona oeste que ele deixou boa parte das pistas de que havia uma matança em andamento. A começar pelas armas e munições que adquiriu.

Cecília Ritto
Os revólveres utilizados por Wellington Menezes de Oliveira no dia do massacre de Realengo
Os revólveres utilizados por Wellington Menezes de Oliveira no dia do massacre de Realengo

Como destacou a criminologista Britta Bannenberg, especialista crimes causados por atiradores, em entrevista ao site de VEJA, “todos os atiradores deram sinais de que tramavam algo e de que não estavam bem". O problema é que, no caso de Wellington, quem teve mais acesso a esses ‘sinais’ foram pessoas que estavam mais preocupadas em lucrar com o crime do que impedi-lo – e justamente por isso precisam de punição exemplar.

A começar pelo segurança Manuel Freitas Louvise, de 57 anos, preso na quinta-feira sob acusação de ter vendido para Wellington o revólver calibre 38 usado no massacre. Foi dessa arma que partiram mais de 60 tiros durante os cerca de 10 minutos de ataque. À polícia Luvise disse que vendeu a arma – que ele havia comprado legalmente – porque Wellington alegava necessidade de se proteger em Sepetiba, onde passou a morar. Como ele explica, então, a venda de 77 balas e dos recarregadores rápidos para a arma?

Luvise nunca vai admitir. Mas alguém com mínimos conhecimentos de segurança sabe que essa quantidade de munição e carregadores não são coisa de quem quer se proteger. E mais: que alguém viria a morrer.

É prematuro acreditar que Wellington – alguém que conta ter sido desprezado ao longo de toda a vida – tenha uma legião de seguidores. Mas alguém com obsessão por internet e tantas conexões – MSN, Orkut e seis endereços de e-mail, pelo que a polícia já pôde confirmar –, com planos que datam de pelo menos nove meses antes do massacre, dificilmente caminha sem deixar pegadas.


Conheça as vítimas do ataque à escola Tasso da Silveira

 

Foto 1 de 12
Ana Carolina Pacheco da Silva, 13 anos

Brincalhona, Ana fazia a alegria das colegas de classe durante os recreios. Em casa, dedicava boa parte do tempo ao canto e à dança. Segundo amigas, os pais não a deixavam sair à noite para festas

Foto 2 de 12
Bianca Rocha Tavares, 13 anos

Caseira, Bianca gostava de navegar na internet e de ajudar a avó a arrumar a casa. Sua irmã gêmea, Brenda, também ficou ferida no ataque à escola e, no dia 8 de abril, permanecia internada no hospital





Foto 3 de 12
Géssica Guedes Pereira, 15 anos

A mãe a definiu como muito alegre. Ela estava no 7º ano e sonhava em seguir carreira na Marinha. A mãe soube do massacre pela TV e, ao chegar ao hospital Albert Schweitzer, reconheceu foto do corpo

Foto 4 de 12
Igor Moraes da Silva, 13 anos

Era brincalhão e estudioso. Familiares tentaram doar seus órgãos. Não foi possível, porque os pais precisavam assinar os papéis, e a família não conseguiu localizar o pai

Foto 5 de 12
Karine Lorraine Chagas de Oliveira, 14 anos

Sonhava em ser atleta profissional. A família soube pela TV do ataque e tentou ligar para o celular dela, até que um aluno atendeu e disse que havia encontrado o aparelho no chão

Foto 6 de 12
Larissa dos Santos Atanázio, 13 anos

Sonhava em ser modelo e já havia se apresentado em desfiles pequenos. O irmão Alex, de 13 anos, também foi ferido. Ela era muito alegre e dedicada aos estudos

Foto 7 de 12
Laryssa Silva Martins, 13 anos

Era muito caseira e gostava de internet. Segundo parentes, Laryssa era obstinada e muito estudiosa. Na Escola Municipal Tasso da Silveira, ela vivia cercada de amigas

Foto 8 de 12
Luiza Paula da Silveira Machado, 14 anos

Faria 15 anos em setembro e estava animada com os preparativos da festa. Era fã de Ivete Sangalo e queria ser modelo. Luiza, que estava no 8º ano, fazia curso de inglês

Foto 9 de 12
Mariana Rocha de Souza, 12 anos

O irmão dela, Eduardo, de nove anos, também estudava na escola e estava em um andar acima quando ouviu os tiros. Ela sonhava em se tornar modelo e era muito vaidosa

Foto 10 de 12
Milena dos Santos Nascimento, 14 anos

Aluna do 6º ano, estudava na escola desde a 1ª série. Era estudiosa e alegre. O pai, que tem mais duas filhas na escola, disse que não deixará que elas voltem a estudar lá

Foto 11 de 12
Rafael Pereira da Silva, 14 anos

Foi adotado duas vezes. Quando sua primeira mãe adotiva morreu, Rafael foi adotado pelo genro dela. O menino estava no 7º ano da Escola Municipal Tasso da Silveira





Foto 12 de 12
Samira Pires Ribeiro, 13 anos

Entrou neste ano na escola e ficou muito amiga de Larissa Atanázio, que também morreu. As duas se tratavam como irmãs. Seus corpos foram encontrados lado a lado

Posted by DJ BURP | às 09:10 | 0 comentários

FOLCLORE BRASILEIRO

Folclore Brasileiro  
Mitos e Lendas do Brasil, mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore, festividades e comemorações, contos folclóricos do nordeste

folclore         folclore Mula-sem-cabeça e Curupira
O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Folclore Nacional
Principais aspectos do folclore nacional, diversificação, características do folclore de cada região, lendas, personagens, festas e danças
folclore Nacional
Folclore Nacional: riqueza e diversificação cultural
Folclore Nacional: riqueza e diversificação
O Folclore Nacional é muito rico e diversificado. Em cada região do Brasil podemos encontrar diversos contos, lendas e personagens que estão estritamente relacionados com a cultura popular, principalmente, das áreas mais interioranas. Esse folclore é fruto, principalmente, da cultura oral e foi passando de geração para geração com o passar dos anos.
Folclore do Nordeste
Muito rico e diversificado, o folclore nordestino é um dos mais importantes aspectos culturais da região. Nos contos e lendas, são transmitidos valores, crenças, comportamentos e elementos imaginários do povo nordestino.

Cirandas: este tipo de dança folclórica cantada é muito comum no Nordeste, principalmente em Pernambuco. Nestas cirandas participam crianças e também adultos.

Bumba-meu-boi: surgiu no Nordeste e espalhou-se para a região norte do país. Com muita música, dança e brincadeira, é um dos mais representativos espetáculos do folclore nordestino. O evento gira em torno de uma carcaça de boi decorada, conduzida por um homem, que faz coreografias que são seguidas pelos outros participantes.

Não podemos deixar de destacar também a importância do frevo e do maracatu.
Folclore do Sudeste
Na região Sudeste, podemos destacar várias lendas e contos folclóricos. Estes contos estão ligados à cultura da região e servem como elementos de entretenimento ou de divulgação da sabedoria popular. As lendas que mais se destacam na região são: Saci-pererê, curupira, boitatá e mãe-de-ouro.

Com relação às danças folclóricas do Sudeste, podemos destacar: Batuque, Catira (Cateretê), Cana-verde, Caxambu, Jongo, Quadrilha e Fandango.
Folclore do Sul
O folclore da região possui possuí uma interessante miscigenação de elementos culturais indígenas, africanos e europeus (principalmente portugueses, alemães e italianos). As danças são muito importantes no folclore da região. Podemos citar como exemplos de danças folclóricas do sul do país: chula, baião, congada, cateretê, pau de fitas, marujada, chimarrita e jardineira.

Já com relação as lendas folclóricas, são mais comuns na região: boitatá, lenda do Sapé, Negrinho do Pastoreio, Tiaracajú, Saci-Pererê e Curupira.
Folclore do Norte
Muito marcado pela influência indígena. Muitos contos e lendas surgiram da imaginação e sabedoria dos povos indígenas da região. São típicas da região as seguintes lendas: Boto Cor-de-Rosa, Iara, Vitória-Régia, lenda da Mandioca e Uirapuru.

As festas e danças típicas do norte são: Carimbó, Ciranda, Boi-Bumbá e Marujada.
Folclore do Centro-Oeste
As lendas mais comuns na região Centro-Oeste do Brasil são: Ramãozinho, Saci-pererê, Lobisomem e Pé-de-garra. Com relação às festas tradicionais, podemos destacar: carvalhada, festas juninas e touradas. As dança folclóricas são: congada, folia de reis, tapiocas, cururu e tambor. 
 

* Mitos e lendas brasileiras




O Brasil é rico em mitos e lendas. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.

De todas as regiões brasileiras vêm personagens que habitam as crenças populares.

Boitatá - Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".



Boto - Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.












Curupira - Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.
 


Lobisomem - Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos que  encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

 

  Mãe-D'água - Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.



Corpo-seco - É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.




Pisadeira - É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.



A mula sem cabeça é uma lenda do folclore brasileiro. A sua origem é desconhecida, mas bastante evidenciada em todo o Brasil.

 A mula é literalmente uma mula sem cabeça, que solta fogo pelo pescoço, local onde deveria estar sua cabeça. Possui em seus cascos, ferraduras que são de prata ou de aço e apresentam coloração marrom ou preta. Segundo alguns pesquisadores, apesar de ter origem desconhecida, a lenda fez parte da cultura da população que vivia sobre o domínio da Igreja Católica.
 Segundo a lenda, qualquer mulher que namorasse um padre seria transformada em um monstro. Dessa forma, as mulheres deveriam ver os padres como uma espécie de “santo” e não como homem, se cometessem qualquer pecado com o pensamento em um padre, acabariam se transformando em mula sem cabeça. O encanto somente pode ser quebrado se alguém tirar o freio de ferro que a mula sem cabeça carrega, assim surgirá uma mulher arrependida pelos seus “pecados”.


Mãe-de-ouro - Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.


Saci-Pererê -  O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.




 
Matintapereira - Uma pequena coruja que canta, durante a noite, anunciando a morte de alguém. Em algumas regiões, é uma mulher grávida que deixa seu feto na rede ou na cama de quem não lhe dá fumo.













Porca-dos-sete-leitões - mulher que namorou um padre e, por isso, se transformou num animal semelhante a um porco. Aparece no meio da estrada grunhindo com seus sete filhotes. Em algumas regiões, é considerada a personificação do diabo.




Anhangá (Protetor da caça) - Espírito que vaga pela mata como um fantasma ou assombração. Sua presença pode ser detectada por um assobio e depois disso, o animal que estava sendo caçado, simplesmente desaparece. Ele pode assumir a forma de diferentes animais, mas uma delas parece ser a preferida: a do cervo garboso, com olhos de fogo e cruz na testa, que além de enganar os caçadores, desviando o tiro de suas armas rumo às pessoas queridas, provoca febre, loucura e visões em que o vê. Anhangá é considerado como um protetor da vida na floresta. Segundo a mitologia popular, qualquer pessoa atacada por um animal selvagem, pode salvar-se gritando: ''Valha-me Anhangá!"./ Anhangá é um espírito que vive nas matas, podendo assumir diversas formas quando visível: macaco, morcego, rato, pássaro etc. Ele assinala sua presença com um assobio e a caça desaparece, o que nos remete à imagem e função de protetor. Uma das formas que o anhangá pode assumir é a de um portentoso gamo ou cervo, de cor avermelhada, chifres cobertos de pelos, olhos de fogo e uma cruz na testa, ou ainda um grande veado branco, que desvia o caçador do seu objetivo. Pode-se compactuar com o anhangá, prometendo tabaco em troca da embiara pretendida.


Arranca-Língua - Monstro dos sertões do Estado de Goiás. Nas cidades chamam-no de King-Kong. Outro nome com o qual é chamado é o de Bicho-Homem. Seria um tipo humano, peludo, escuro, que se alimentava das línguas das vacas. Este é, pois, seu malefício: dizima rebanhos inteiros para comer somente a língua. Ataca desferindo urros paralizantes. Deixa pegadas nítidas, de aproximadamente 48 centímetros.


Arvores EncantadasMito do estado de Alagoas, são árvores encontradas por caçadores que ora aparecem em um lugar, ora em outro, para confundi-los.
Barba Ruiva - Era um homem de cabelos e barbas avermelhados. De tempos em tempos, sai da água e deita-se na areia tomando banho de sol. Quem o viu afirma que traz as barbas, as unhas e o peito cobertso de lodo. Não foge ao encontrar os mortais, mas nunca lhes dirigiu qualquer palavra. Apesar de pacífico , é objeto de medo e todos fogem dele. Diz-se que era filho de uma mulher que não o desejava e esta o jogou em uma caçimba. Imediatamente depois, do solo, água abundante surgiu e criou-se um lago onde, à noite, ouviam-se relinchos, bater de pratos e o choro de uma criança.




Mapinguari -  é um animal fabuloso, semelhante ao homem, mas todo cabeludo.

Os seus grandes pelos o tornam invulnerável à bala de qualquer calibre, exceção da parte do umbigo.

Segundo a lenda é ele um terrível inimigo do homem, a quem devora e despreza. Mas devora apenas a cabeça.

Acreditam alguns índios Tuixauas que se trata da reencarnação viva de um antigo rei de sua etnia, que no passado habitava aquelas regiões. 
Como o Quibungo africano, o Mapinguari tem a posição anômala da boca, rasgada do nariz ao estômago, num corte vertical, cujos lábios estão sempre sujos de sangue. Depoimentos atestam que seus pés em forma de casco, são virados ao avesso, como o Curupira.
 




Negrinho do Pastoreio - uma lenda do folclore brasileiro surgida no Rio Grande do Sul. De origem africana, do século XIX, período em que ainda havia escravidão no Brasil. Retrata muito bem a violência e injustiça impostas aos escravos.


Havia um menino negro escravo, de quatorze anos, que possuía a tarefa de cuidar do pasto e dos cavalos de um rico fazendeiro. Porém, num determinado dia, o menino voltou do trabalho e foi acusado pelo patrão de ter perdido um dos cavalos. O fazendeiro mandou açoitar o menino, que teve que voltar ao pasto para recuperar o cavalo. Após horas procurando, sem sucesso, ao retornar á fazenda foi novamente castigado pelo fazendeiro. Desta vez, o patrão, para aumentar o castigo, colocou o menino pelado dentro de um formigueiro. No dia seguinte, o patrão foi ver a situação do menino escravo e ficou surpreso. O garoto estava livre, sem nenhum ferimento e montado no cavalo baio que havia sumido. Conta a lenda que foi um milagre que salvou o menino, que foi transformado num anjo.

O negrinho do Pastoreio é tido como o protetor das pessoas que perdem algo. De acordo com a crença, ele sempre ajuda a encontrar objetos perdidos de quem pede sua ajuda. Em retribuição, a pessoa deve acender uma vela ao menino ou comprar uma planta ou flor.

Top 10 lendas urbanas brasileiras

http://blog.maisestudo.com.br/wp-content/uploads/2011/02/LendasLogo_03.gif 

Mitos e lendas que foram construídos ao longo de muitas gerações ajudaram e continuam ajudando a formar a nossa sociedade e a enriquecer a nossa cultura. Algumas lendas e mitos nós ouvimos e damos risada, pois parece óbvio que é mentira. Mas algumas histórias ainda deixam em dúvida até os mais céticos. O fato é que acreditando ou não, as lendas brasileiras são no mínimo divertidas, por isso separamos aqui 10 delas, olha só:

A Loira do Banheiro
loira 
Essa é sem dúvida a lenda mais conhecida da lista. Uma aluna (algumas vezes uma professora) loira e muito bonita que aparece nos banheiros dos colégios assustando os estudantes que matam aula. Algumas versões a retratam como um professora que foi assassinada por alunos revoltados, que não satisfeitos, a torturaram fazendo cortes profundos em sua pele e enfiando algodão nas feridas. Em outras versões ela é uma aluna que morreu no banheiro da escola enquanto matava aula (às vezes devido a um escorregão que terminava com sua cabeça na privado, outras vezes ela morria sufocada com um mau cheiro que saía do ralo, bizarro mesmo!), após sua morte, seu espirito passou a ficar vagando pelos banheiros assustando os alunos que matam aula como ela fazia. Há ainda quem diga que pode-se invocar a Loira do Banheiro dando descarga três vezes, depois chutando o vaso uma vez e por fim virando-se rapidamente para o espelho.
A brincadeira do copo
copoJunto com a Loira do Banheiro, essa é outra das mais famosas, até porque muitos dos que estão lendo isso agora já devem ter “brincado” de invocar espíritos com um copo alguma vez durante sua adolescência. A lenda em torno dela (fora a própria efetividade da brincadeira) é a de um grupo de amigos que resolveu fazer a famigerada brincadeira durante uma festa, um deles era descrente e só de sacanagem resolveu perguntar se alguém naquela mesa iria morrer recentemente, a resposta foi sim e logo em seguida o copo (em algumas versões ele é substituído por uma lapiseira) se estilhaça na frente de todos. Algum tempo depois, eles ficam sabendo que o rapaz cético que não “respeitou” o espírito havia morrido num acidente de carro.
O Homem do Saco
hombresacoDerivada dos mendigos que permeiam todas as cidades, essa lenda é usada pelas mães para assustar os meninos malcriados que saem para brincar sozinhos na rua. De acordo com ela, um velho malvestido, e com um enorme saco de pano nas costas, anda pela cidade levando embora as crianças que fazem “arte”.  Em algumas versões, o velho é retratado realmente como um mendigo, outras ainda o apresentam como um cigano; creio que isso dependa da região do país onde ela é contada. Há ainda versões mais detalhadas (entendam como cruéis) em que o velho (mendigo ou cigano) leva a criança para sua casa e lá faz sabonetes e botões com elas.
O Bebê Diabo
bebediabo
Essa lenda foi popularizada pelo famoso (e extinto) jornal NP (Notícias Populares) que circulou por 20 anos no Brasil e criou diversas das lendas urbanas que conhecemos, dentre elas está a do Bebê Diabo. Segundo o jornal ele era um bebê que nasceu com chifres, cascos e rabo e, de acordo com a mãe da criança, o próprio capeta era o pai. Provavelmente ele não passava de um criança que nasceu com algum defeito genético, mas como “bebês satânicos” vendem mais que “crianças deformadas”, ele acabou ganhando esse estigma.

A Mulher da Estrada

mulher estrada
Essa também é muito conhecida, seu surgimento ocorreu em meados dos anos 50/60 devido ao grande crescimento de rodovias que se deu nesses anos. Na maioria das vezes, a lenda fala de uma mulher loira (que pode ser trocada por uma índia ou prostituta) que fica na beira da estrada pedindo carona para os motoristas que passam, quando um resolve parar (muitas vezes caminhoneiros) ela conduz a pessoa até um cemitério próximo, chegando lá a bela mulher desaparece deixando o motorista sem entender nada, logo depois ele a reconhece na foto de uma das lápides. Em outras versões ela simplesmente desaparece dentro do próprio veículo, depois o motorista descobre pelos moradores das redondezas que a moça havia sido atropelada há muitos anos naquela mesma estrada. Outras versões dessa lenda se passam em cidades grandes e são protagonizadas por motoristas de táxi, nelas o taxista recebe uma passageira muito bela e jovem, ela pede uma corrida até um cemitério qualquer da região, chegando lá ela dá ao motorista o endereço de sua casa e diz que lá ele irá receber seu pagamento, no dia seguinte, quando o motorista vai receber o dinheiro, o pai da menina lhe diz que é impossível sua filha ter feito essa corrida, afinal, ela havia morrido há muitos anos. O taxista, sem entender nada, fica ainda mais confuso ao reconhecer numa foto a menina que ele conduziu no dia anterior.
Os bonecos malditos
bonecofofao1[1]
Essa história tem várias versões, alguns dizem que a boneca da Xuxa era amaldiçoada e que à noite ela ganhava vida e matava as criancinhas (há também quem diga que ao invés de matar as crianças, a boneca fazia com que elas  matassem seus pais). Outros dizem que o boneco do Fofão vinha com uma adaga (ou uma vela negra, ou ainda um revólver) dentro dele. Algumas versões mais estendidas diziam que esses bonecos eram fabricados por uma seita satânica e que essa seita os “carregava” com energias “demoníacas” para levar as crianças para o “mal”. Foram tantas versões sobre o assunto que chegaram a chamar os inocentes brinquedos de Caixas de Pandora.
A Kombi (ou gangue) do Palhaço
gangue palhaco
Essa é uma das que mais assusta. Ela foi bem difundida em meados dos anos 90. Grande parte de sua fama deriva do supra citado Notícias Populares, de acordo com ele, uma gangue de palhaços (que às vezes tinham também uma bailarina entre eles) rondava os grandes centros numa Kombi branca, parando nas praças onde apresentavam seu show; no meio da bagunça eles raptavam as crianças. Seus fins eram dos mais diversos: seqüestro, tráfico de órgãos e prostituição são somente algumas das suposições. Uma outra versão ainda diz que não era uma gangue e sim um único palhaço que raptava as crianças com o intuito unicamente de matar, como um serial killer mesmo.
O Cadáver nas Garrafas de Coca-Cola (ou na Caixa D’água)
drowning_by_alsebka[1]
De acordo com a lenda, um funcionário da Coca-Cola teria sofrido um infarto enquanto operava um dos tanques de refrigerante, seu corpo teria caído dentro do tanque, que, de tão fundo, ninguém via o corpo mergulhado na Coca-Cola. Ele teria ficado lá por dias se decompondo e sendo engarrafado. Essa lenda foi tão forte que em seu ápice ela chegou a diminuir as vendas da Coca-Cola em todo território tupiniquim. Uma variação dessa lenda acontece na maior caixa-d’água de uma cidade pequena, água essa que supria a cidade inteira.
Músicas do demo
Xou-Da-Xuxa 
A lenda: Se rodadas ao contrário na vitrola, músicas de Xuxa e Menudo trazem mensagens ocultas. O refrão de “Doce Mel”, que abria o programa da loira, traz a repetição da palavra “sangue”. Já o hit oitentista “Não se Reprima”, maior sucesso do grupo porto-riquenho, revela a terrível mensagem “Satanás vive”.
O jogador profissional da vila
Uma das mais antigas e inocentes lendas urbanas é até engraçado como ela persiste até hoje, ocorre que em TODO o bairro ou vila sempre existe alguém na faixa dos 30/40 anos e que veio de fora morar no bairro, esse “alguém” sempre é um ex-jogador de futebol que se profissionalizou e jogou em algum time, nas versões desta lenda contadas no estado de São Paulo os times geralmente eram pequenas equipes de Minas Gerais ou grandes equipes do norte e nordeste, às vezes equipes médias do Espírito Santo, Paraná e até do Rio de Janeiro, contudo o engraçado é que em todos os casos ninguém sabia explicar o motivo pelo qual o “alguém” deixou de ser jogador, encerrou a carreira ou ainda o motivo pelo qual saiu do lugar onde jogava e morava há anos e foi morar na vila onde a lenda recebia sua nova roupagem.

 


Posted by DJ BURP | às 06:44 | 0 comentários