DmC: DEVIL MAY CRY: MUITO MAIS QUE UM SIMPLES CORTE DE CABELO (ANÁLISE)

Desde seu anúncio na Tokyo Game Show 2010, DmC: Devil May Cry é visto com receio pelos fãs da demoníaca franquia da Capcom. Afinal, como não temer o reinício de uma série tão recente, as mudanças significativas no visual do herói ou a nova origem dada ao personagem Dante? Embora o título ainda nem tenha uma data de lançamento confirmada, muita gente já prevê um possível fracasso. Mas a pergunta é: por quê?
Deixando de lado o novo corte de cabelo do protagonista, o que mais poderia comprometer o sucesso do game? Durante o Captivate 2012, evento fechado realizado pela produtora japonesa no início do mês, alguns sites internacionais puderam conferir uma rápida demonstração do título e perceberam que o bom e velho Devil May Cry ainda existe e que não há nada com o que se preocupar.
O novo Dante é igual ao antigo
Embora muita gente — incluindo nós — tenha criticado a polêmica cena de nudez liberada no último trailer, o produtor de DmC, Tameem Antoniades, explica que há uma metáfora por trás daquilo. Em entrevista ao site GameSpot, ele diz que a ideia que a desenvolvedora quer passar é a de que, mesmo estando diante de um personagem “novo”, ainda se trata do velho Dante. Mostrar o herói se vestindo em meio à luta foi a forma encontrada para mostrar que, apesar da mudança radical em sua aparência, a essência permanece a mesma.
Para a felicidade geral da nação, as coisas realmente parecem ser assim. Ignorando essa modificação, todo o resto faz com que DmC: Devil May Cry não seja tão diferente dos jogos anteriores, sobretudo no que diz respeito à jogabilidade. O estilo rápido e dinâmico dos combates ainda existe e promete ser tão empolgante quanto nos games originais.
O pessoal do site 1UP conferiu a demonstração liberada no Captivate e garante que, em termos de jogabilidade, os fãs não têm do que reclamar. O foco das lutas continua nos combos, com a diferença de que o principal elemento não é a velocidade com que você aperta os botões, mas o timing exato para cada ação. Segundo eles, com o ritmo certo, os ataques de Dante se tornam mais poderosos, extensos e impressionantes.
Como já havia sido apresentado anteriormente, algumas características dos jogos anteriores permanecem, como as clássicas pistolas — embora ainda não saibamos se serão Ebony e Ivory — e a icônica espada. A diferença é que, além desse poderoso trio, o personagem conta com a ajuda de armas especiais.
Por ser um misto de anjo e demônio, ele consegue utilizar alguns poderes referentes a essa ascendência mestiça para modificar as características de sua lâmina. Ao invocar seu lado demoníaco, por exemplo, a espada se transforma em uma espécie de machado em chamas que faz com que os ataques de Dante fiquem ainda mais poderosos e destrutivos. Já a foice celestial atua tanto em golpes de área quanto para trazer inimigos distantes para perto.
Como apontado pelo GameSpot, o grande diferencial de DmC: Devil May Cry está no fato de os jogadores poderem fazer a transição entre esses diferentes tipos de armas com apenas um botão. Os equipamentos etéreos são ativados com os gatilhos do controle, o que facilita sua utilização em combos e a criação de diferentes combinações.
O Limbo é aqui
Já não é segredo para ninguém que a trama irá colocar nossa realidade em confronto com o Limbo, o mundo dos demônios. No entanto, o Captivate 2012 serviu para mostrar que Dante exerce um papel muito maior do que um simples espectador desse circo dos horrores.
Como pôde ser visto no trailer, a união entre esses dois mundos parece ir além daquilo que acontecia nos jogos anteriores. Desta vez, os estranhos acontecimentos envolvendo a colisão dos dois mundos irão gerar resultados também aos olhos dos humanos, que verão estranhos fenômenos acontecendo sem qualquer explicação lógica.
É por isso que, em DmC: Devil May Cry, Dante será visto como uma espécie de terrorista, já que ele sempre está presente quando algo bizarro acontece. Como ninguém é capaz de enxergar os demônios destruidores de rodas-gigantes, é natural que ele seja responsabilizado por toda a bagunça. Ainda que seja um pouco cedo para dizer qualquer coisa sobre o enredo, é possível que essa nova abordagem consiga renovar a trama de forma a deixar tudo muito mais interessante.
Além disso, a existência do Limbo como uma realidade paralela à nossa é outra adição muito bem-vinda à série. Isso porque, segundo o site 1UP, as mudanças constantes que isso traz ao cenário fazem com que tenhamos uma transformação da jogabilidade como não acontecia anteriormente. Isso significa que o jogador não terá apenas de avançar de forma linear de um inimigo a outro, mas explorar muito bem as essas anomalias para acabar com os adversários.

Posted by DJ BURP | às 17:09

0 comentários:

Postar um comentário